E ai meus queridos, tudo bem?
Recentemente venho utilizando mais o windows terminal com ubuntu no meu dia a dia, basicamente todas as minhas ferramentas comuns de desenvolvimento estão no Windows Subsystem for Linux (WSL), entre elas posso citar aws cli, eksctl, kubectl, docker e git. Dito isto, posso afirmar que você vai percebendo a necessidade de customizar ou pelo menos deixar o terminal um pouco mais amigável e confortável para você trabalhar o dia inteiro, com isso venho compartilhar algumas dicas de mudanças que fiz para ajudar na produtividade.
Tema
É muito importante você encontrar o tema ideal para trabalhar o dia inteiro na linha de comando, os temas das ferramentas que utilizo normalmente são com fundos escuros e cores de letras em tom pastel, isso ajuda a cansar menos os olhos para a leitura, pelo menos no meu caso, para procurar o tema que se adapte melhor ao seu perfil procure nesse site as opções:
https://windowsterminalthemes.dev
Você pode escolher entre os temas existentes, verificar diferentes situações e como o tema se comporta:
Apos escolher o tema, basta clicar em “Get theme” e o site copia o tema para você colar nas configurações do terminal. Para isso, abra o windows terminal e use o atalho “ctrl+,” para editar o arquivo settings.json, encontre a seção “schemes” e cole o tema copiado anteriormente como abaixo:
Para aplicar o tema, encontre a seção “profiles” e altere o tema padrão para o tema que você escolheu:
Salve o arquivo e pronto, seu terminal já esta com o tema aplicado:
Você deve estar se perguntando porque o caminho das pastas no meu terminal estão diferentes, vou mostrar isso no próximo tópico.
Powerline + Git
Uma das ferramentas mais importantes durante o dia com certeza e o git, e normalmente você pode estar trabalhando em um projeto, alterou alguns arquivos, trocou de contexto e abriu outro projeto, e se torna útil no terminal ter uma ideia de onde você esta, qual branch, se alterou algo naquele projeto, para isso tem uma extensao usando powerline que pode trazer essas informações para você, para isso, basta executar os comandos abaixo:
sudo apt-get update
sudo apt-get install golang-go
go get -u github.com/justjanne/powerline
Logo ap ó s instalar o go e o powerline, precisamos adicionar o trecho de código que vai adicionar as informações ao terminal, para isso, digite os comandos abaixo:
cd ~
vim .bashrc
Logo que abrir o arquivo para edição, copie e cole o código abaixo em qualquer lugar:
function _update_ps1() { PS1="$($GOPATH/bin/powerline-go -error $? -jobs $(jobs -p | wc -l))" # Uncomment the following line to automatically clear errors after showing # them once. This not only clears the error for powerline-go, but also for # everything else you run in that shell. Don't enable this if you're not # sure this is what you want. #set "?" } if [ "$TERM" != "linux" ] && [ -f "$GOPATH/bin/powerline-go" ]; then PROMPT_COMMAND="_update_ps1; $PROMPT_COMMAND" fi
Para salvar o arquivo basta pressionar ESC e digitar :wq + ENTER, feche e abra o terminal novamente e você deve ter algo similar:
Caso o terminal não exiba corretamente os símbolos do Powerline, recomendo baixar alguma fonte compatível, pode seguir as instruções aqui:
https://github.com/powerline/fonts
Para definir a nova fonte no terminal, basta editar o arquivo de settings.json novamente:
Defina a fontFace para o nome da fonte desejado e pronto, você poderá ver os ícones e símbolos utilizados pela extensão.
Outro detalhe na minha configuração, e a pasta padrão para abrir o terminal, definindo a propriedade “startingDirectory” você pode escolher por exemplo a pasta com os seus projetos do github para facilitar a navegação cada vez que abrir o terminal.
Por hoje era isso, acredito que essas dicas podem ser úteis para quem está começando a utilizar o windows terminal no dia a dia, abraço e até a próxima!